O que é preciso saber sobre vacinas para diabéticos

Diabéticos portadores dos tipos 1 e 2 fazem parte do grupo de pessoas com o maior risco de desenvolver problemas graves em decorrência de certas doenças que podem ser prevenidas com a vacinação adequada.

Confira algumas razões pelas quais as vacinas são de extrema importância para os diabéticos:

– O diabetes, mesmo se bem controlado, torna mais difícil o combate a infecções pelo sistema imunológico, deixando a pessoa mais suscetível a complicações em comparação a indivíduos não diabéticos. Além disso, doenças como a gripe podem elevar, a níveis perigosos, a glicose no sangue (dos casos de influenza que foram a óbito, 30% eram diabéticos).

– Pessoas com diabetes têm taxas duas vezes maior de hepatite B do que o restante da população e um risco aumentado de morte por pneumonia (infecção pulmonar), bacteremia (infecção no sangue) e meningite (infecção do revestimento do cérebro e da medula espinhal).

– As vacinas são uma das maneiras mais seguras para que o diabético proteja sua saúde, mesmo se estiver tomando medicamentos de prescrição. Efeitos colaterais das vacinas são geralmente leves e desaparecem por conta própria. Os efeitos secundários graves são muito raros.