A importância da vacinação contra Doenças Meningocócica

Com 17 anos, Pedro Pimenta contraiu doença meningocócica. Os sinais e sintomas iniciais — incluindo febre, irritabilidade, dor de cabeça, perda de apetite, náusea e vômito — assemelham-se aos do resfriado e de outras doenças virais comuns. Na sequência, o paciente pode apresentar manchas arroxeadas na pele, rigidez na nuca e sensibilidade à luz. Após 15 horas, o quadro geralmente evolui para confusão mental, convulsão, sepse e choque, falência múltipla de órgãos e risco de óbito. Essa rápida progressão deixa pouco tempo para o diagnóstico e tratamento apropriados em tempo hábil, reforçando a necessidade de prevenção da doença por meio de vacinação.

A doença meningocócica preocupa, pois pode levar a óbito, em média, uma pessoa a cada oito minutos no mundo. Estima-se a ocorrência de pelo menos 500 mil casos de doença meningocócica por ano no mundo, com cerca de 50 mil óbitos.

Hoje, dispomos de vacinas para prevenir a infecção causada pelos meningococos tipo A, B, C, W e Y. São seguras, eficientes e eficazes. E o Pedro deixa essa mensagem para você, alertando sobre a importância da vacinação!