Vamos falar um pouco sobre as vacinas contra meningite?

A doença meningocócica é uma causa importante de mortalidade e de sequelas graves

Falar sobre meningite sempre dá um frio na barriga, porque sabemos que as complicações dessa doença podem ser irreversíveis. A meningite pode deixar sequelas importantes e até levar à morte. Mas há vários tipos de vírus e bactérias que provocam a doença meningocócica. E a vacina contra o meningococo C, por exemplo, não protege contra a doença provocada pelo meningococo B.

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) ampliou a faixa etária da vacina contra a meningite C para adolescentes de 12 e 13 anos. Mas a vacina meningocócica B e a ACWY ainda não estão disponíveis na rede pública.

A pediatra Amanda Conde Perez Fernandes, alerta para o perigo da doença meningocócica pois apresenta um alto índice de mortalidade. “Sabemos que para as bactérias causadoras mais comuns, as vacinas existentes no calendário do Programa Nacional de Imunizações conferem essa proteção. Porém, se há disponível uma vacina contra um sorotipo em específico, a vacinação é a melhor proteção – reforça a médica. A meningite é uma infecção do sistema nervoso central e é causada por bactéria ou vírus. A pediatra explica que, geralmente, o quadro se inicia com febre alta, irritabilidade e vômitos. As crianças maiores queixam-se de dor de cabeça e na nuca. Em crianças pequenas, podem ocorrer convulsões no início do quadro.

 

Veja abaixo as orientações referentes às vacinas meningocócica B e C/ACWY:

 

Meningocócica B

Padrão

Três doses aos 3, 5 e 7 meses de idade e reforço entre 12 e 15 meses.

Com atraso

Para crianças que iniciaram o esquema entre 6 e 11 meses: duas doses com intervalo de dois meses e uma dose de reforço no segundo ano de vida, respeitando-se um intervalo mínimo de dois meses.

Para crianças entre 12 meses e 10 anos: duas doses com intervalo de dois meses.

Adolescentes: duas doses com intervalo de 1 a 2 meses.

Adultos: duas doses com intervalo de 1 a 2 meses. A indicação depende da situação epidemiológica

 

Meningocócicas C ou ACWY

Há duas vacinas menACWY licenciadas no Brasil: menACWY-CRM, para crianças a partir de 2 meses, e a menACWY-TT, para crianças a partir de 1 ano. Os esquemas variam de acordo com a vacina usada.

Padrão

Meningocócica C: duas doses, aos 3 e 5 meses de idade e reforço entre 12-15 meses. Indicado reforço com MenACWY entre os 5 e 6 anos.

MenACWY-CRM: três doses aos 3, 5 e 7 meses de idade e reforços entre 12-15 meses e entre 5 e 6 anos.

Com atraso

Crianças que não receberam menC e que iniciaram a vacinação em atraso com menACWY-CRM entre 7 e 23 meses de idade: duas doses, sendo que a segunda deve ser aplicada após a idade de 1 ano. O intervalo mínimo entre as doses é de dois meses. Um reforço deve ser feito entre os cinco e seis anos.

Crianças que não receberam menC e que iniciaram a vacinação em atraso com menACWY-CRM após os 24 meses: uma dose entre 5 e 6 anos.

Crianças que não receberam menC e que iniciaram a vacinação em atraso com MenACWY-TT após 12 meses de idade: uma dose e reforço entre 5 e 6 anos.

Em todos os casos, é necessário dar um segundo reforço após cinco anos. Adolescentes vacinados na infância devem recebê-lo aos 11 anos ou cinco anos depois da última dose.

Adolescentes que não foram vacinados na infância: duas doses com intervalo de cinco anos.

Adultos: Uma dose. A indicação e a necessidade de reforços dependem da situação epidemiológica.

Idosos: uma dose apenas em casos de surtos ou de viagens a áreas de risco. A necessidade de reforços depende da situação epidemiológica.