PNEUMONIA ATÍPICA NO VERÃO

Pneumonia Atípica .Embora seja uma doença com maior incidência no inverno, a pneumonia pode contagiar um número considerável de pessoas também no verão. Isso porque fatores como poluição do ar – sempre presente nas grandes cidades – desidratação e até má alimentação, nesta época do ano, podem prejudicar o desempenho da chamada barreira mecânica respiratória.
Especialistas médicos afirmam que essa é uma parte importante das defesas naturais do sistema respiratório. Sua constituição tem início nas narinas – que, por meio dos cílios (pelos protetores) e do turbilhonamento aéreo, impedem a passagem de microorganismos – e culmina com o fechamento da glote, que protege os brônquios da chegada de eventuais corpos estranhos.
A pneumonia atípica é uma infecção pulmonar causada por micro-organismos menos comuns que os da pneumonia normal, onde se incluem os vírus, o Mycoplasma pneumoniae, a Legionella pneumophila ou a Chlamydophila pneumoniae, por exemplo.

Este tipo de pneumonia geralmente é contagioso através do contato com gotículas de saliva da pessoa infectada e, por isso, é mais comum entre pessoas que compartilham espaços pequenos, como acontece com os presos ou os militares, sendo uma importante suspeita quando toda a família apresenta os mesmos sintomas.

Embora seja conhecida como uma pneumonia grave, a pneumonia atípica tem cura e o seu tratamento pode ser feito em casa com repouso e uso de antibióticos receitados pelo clínico ou pelo pneumologista. O que acontece é que, como é causada por outros tipos menos comuns de micro-organismos, seu tratamento pode ser mais difícil e demorado, havendo maiores chances de complicações.

Como os sintomas da pneumonia atípica podem demorar alguns dias para aparecer, é possível que a pessoa possa ir transmitindo a doença antes de confirmar o diagnóstico, especialmente se começar tendo crises de tosse ou espirros. Assim, pessoas que vivem na mesma casa ou que estão em contato próximo têm maior risco de pegar a infecção e devem, por isso, ir também no médico para entender se podem estar infectadas e iniciar o tratamento.

Portanto, a vacinação contra a pneumonia é de extrema importância, pois é uma forma de prevenção e a Vacivitta, conta com doses da vacina Pneumocócica 13 e 23, em todas suas unidades. Vacinem-se e protejam quem vocês amam também.