Como evitar o estresse na hora da vacinação?

Como evitar o estresse na hora da vacinação?

 

O Estresse na hora da vacinação, tanto nas crianças quanto para os pais, muitas vezes, é por conta do sentimento de medo e a ansiedade que a aplicação da vacina causa, do que a própria dor da injeção.

O medo, geralmente, é causado por alguma experiência ruim durante uma vacinação anterior. Varia muito de acordo com a faixa etária e tem influência de como os próprios responsáveis se sentem em relação à vacinação.

A maioria das vacinas são injetáveis e, como é recomendado um calendário de vacinação completo, nos primeiros anos de vida, principalmente, a ida às salas de vacinação é contínua, então, o uso de estratégias que diminuam o desconforto da aplicação é essencial para garantir a vacinação.

Algumas dicas para diminuir esse estresse antes da famosa “picadinha” são:

  • Coloque uma roupa confortável, que facilite a vacinação e preserve a privacidade da criança. Deixando braços e/ou pernas livres.
  • Leve um brinquedo ou objeto que a criança tem um apego emocional para uma experiência mais agradável.
  • Nunca associe a vacinação a uma situação punitiva, como castigo.
  • Não minta sobre o que vai acontecer, procure dar importância aos benefícios da vacinação. Diga, por exemplo, que a vacinação vai proteger de doenças que atrapalham as brincadeiras e os passeios. Para crianças mais velhas e adolescentes, fale que é procedimento rápido e simples.
  • A criança pode mamar ou se alimentar antes da vacinação. Não há interferência do aleitamento materno na resposta a nenhuma das vacinas orais. Não estar de barriga vazia diminui chances de tontura ou desmaio por ansiedade em adolescentes.

A Vacivitta deseja proporcionar para você e seus filhos uma boa experiência, com cuidado e carinho. Afinal, o amor e a proteção estão em nosso DNA.