Você sabia que a pneumonia é a maior causa de morte por doença infecciosa entre adultos e crianças? Segundo a Unicef, a cada 39 segundos morre uma criança vítima de pneumonia no mundo. Somente em 2019, a doença matou a vida de 2,5 milhões de pessoas (sendo 672 mil crianças). As principais formas de prevenir a pneumonia são: lavar as mãos, não fumar, não consumir bebidas alcoólicas, evitar aglomerações e, a mais importante, a vacinação.
Por isso, conheça os tipos de vacinas existentes:
- A Pneumo 13 (conhecida como prevenar) é indicada para prevenir pneumonia e as outras doenças causadas por Pneumococos como otite média, infecções sanguíneas e meningite, sendo a melhor opção para crianças, adultos e todas as pessoas com fatores de risco para infecção pelo Pneumococo;
- A Pneumo 23 (chamada como Pneuvomax-23)é focada em prevenir especialmente pneumonia com infecção da corrente sanguínea e meningite, indicada para maiores de 60 anos em duas doses com intervalo de 5 anos entre elas, e para pessoas com risco de infecções graves pelo Pneumococo;
No entanto, a melhor forma de proteger-se contra a doença Pneumocócica é a vacina, pois, em caso de contágio, a imunização diminui a intensidade dos sintomas, além de evitar as formas graves da doença e a mortalidade para esse tipo específico de pneumonia.
A pneumonia pode ser transmitida por contato com gotículas e aerossóis suspensos no ar, saliva, secreções e transfusão de sangue contaminado. Ocorre, principalmente durante o inverno, devido às mudanças bruscas de temperatura, que comprometem o funcionamento dos pelos do nariz, responsáveis pela filtragem do ar aspirado.
A vacinação é a melhor forma de proteção e prevenção! Para mais informações sobre a vacina contra a pneumonia, entre em contato com a Vacivitta mais próxima de você. Afinal, o amor e a proteção estão em nosso DNA.