Gripe e a Pneumonia, você sabe a diferença? Para algumas pessoas, diferenciar as duas pode ser fácil, mas não é. Além de terem sintomas parecidos, uma pode desencadear a outra, por isso, é necessário atenção. As duas doenças aparecem com mais frequência no inverno, pois é nessa estação que ficamos mais em lugares fechados, o que dificulta a passagem do ar e, consequentemente, fazendo com que o vírus da doença se espalhe mais.
Então, vamos entender a diferença entre as doenças? Enquanto a gripe é causada por um vírus, a Pneumonia é causada por uma bactéria. Seus sintomas são parecidos, como já dito acima, mas os sintomas da gripe são febres, forte dor de garganta, cansaço, dores de cabeça e musculares e congestão nasal, podendo durar mais de uma semana. Já os sintomas da Pneumonia são febres superiores a 38°C, tosse com “catarro”, dor no peito e falta de ar, e em situações mais graves podem ocorrer confusão mental e alterações na pressão arterial.
No entanto, uma coisa que as duas têm em comum é sua forma de prevenção que é a vacina. Por isso a importância da vacinação contra a Gripe e a vacinação contra a Pneumonia Pneumocócica. Consulte a unidade Vacivitta mais próxima de você para maiores informações e para agendar sua vacinação e de toda sua família. A vacinação é a melhor forma de prevenção!