Importância da vacinação para o controle de epidemias

vacinação para o controle de epidemias

A vacinação é uma das medidas mais importantes de prevenção contra doenças, pois é muito melhor e mais fácil prevenir uma enfermidade do que tratá-la. Ela não apenas protege aqueles que recebem a vacina, mas também ajuda toda a comunidade ao redor. Vacinadas ou não, quanto mais pessoas ficarem protegidas, menor é a chance de serem contaminadas.

Por isso a importância da vacinação para o controle de epidemias, pois quanto mais pessoas prevenidas, mais fácil evitar um surto de uma doença que pode causar sintomas graves ou até morte. Um exemplo é o caso do Coronavírus, que depois da vacinação, o número de mortes causado por este vírus caiu. Além disso, a maior parte das pessoas que, mesmo depois de vacinadas, foram infectadas, apresentaram sintomas leves.

É importante destacar que as vacinas não são necessárias apenas na infância. Os idosos precisam se proteger contra gripe, pneumonia e tétano, e as mulheres em idade fértil devem tomar vacinas contra rubéola e tétano, que, se ocorrerem enquanto elas estiverem grávidas (rubéola) ou logo após o parto (tétano), podem causar doenças graves ou até a morte de seus bebês.

Os profissionais de saúde, as pessoas que viajam muito e outros grupos de pessoas, com características específicas, também têm recomendações para tomarem certas vacinas.