Atenção: a chegada do inverno contribui para o aumento de doenças respiratórias!

doenças respiratórias!

O inverno inicia-se em 21 de junho, e nesta nova estação o frio se intensifica, o clima fica mais seco, as pessoas costumam ficar mais confinadas, e dessa forma pode acontecer o aumento da transmissão de doenças respiratórias causadas tanto por vírus como bactérias.

Neste período do ano é fácil encontrar pessoas apresentando sintomas respiratórios como coriza, espirro, tosse, dor de garganta; e como são manifestações comuns a diferentes doenças, na maioria das vezes é complicado o fechamento de diagnósticos, pois as suspeitas variam desde gripe, resfriado, sinusite, rinite, Covid-19 a quadros alérgicos.

Algumas dessas doenças mencionadas, como gripe e Covid-19, por exemplo, podem evoluir para manifestações graves, comprometendo todo o sistema respiratório, prejudicando as trocas gasosas ocorridas nos pulmões, devido às pneumonias virais, levando a internações e/ou até a morte.

Outras manifestações frequentes que acometem pessoas mais vulneráveis, com o sistema imunológico mais frágil, como crianças, idosos e imunocomprometidos, são as pneumonias bacterianas, muitas vezes causadas pelos mesmos tipos de bactérias que provocam sinusites.

Portanto, é extremamente importante que a população se conscientize sobre as formas de prevenção contra as doenças respiratórias, e se atente mais a saúde. Se alimentar bem, ingerir mais líquidos e ter qualidade no sono podem favorecer o sistema de defesa do organismo. O uso de máscaras, principalmente em locais fechados ajuda a evitar a transmissão de microrganismos, e, a vacinação contra doenças preveníveis auxilia na proteção individual e coletiva das pessoas.

A clínica Vacivitta pode ser sua aliada no quesito prevenção, pois disponibiliza vacinas que podem proteger diversos públicos contra doenças respiratórias, do bebê ao idoso, gestantes e pessoas com o sistema imune comprometido; tem a disposição vacinas contra os vírus influenza, que causam gripe; vacinas contra as bactérias pneumocócicas que podem causar pneumonias, rinite, sinusite, e outras manifestações agudas; vacinas contra difteria e coqueluche, entre outras.

Sendo assim, entre em contato com a Vacivitta mais próxima de você. Se informe e agende um horário exclusivo para a sua vacinação e de toda a sua família.

REFERÊNCIAS

DE MOURA, F. Alerta: Chegada do inverno favorece aumento de doenças respiratórias. 09 jun. 2022. Disponível em: https://www.band.uol.com.br/rio-de-janeiro/noticias/alerta-chegada-do-inverno-favorece-aumento-de-doencas-respiratorias-16516653. Acesso em: 14 jun. 2022.

PFIZER notícias. Saiba se prevenir das doenças mais comuns no inverno. jul. 2021. Disponível em: https://www.pfizer.com.br/noticias/ultimas-noticias/saiba-se-prevenir-das-doencas-mais-comuns-no-inverno. Acesso em: 14 jun. 2022.