Voltando ao Trabalho: Dicas para Mães que Amamentam

mães que amamentam voltando ao trabalho

A amamentação é amor e nutrição básica para uma criança. No entanto, muitas mães enfrentam o desafio de equilibrar a amamentação e o regresso ao trabalho. Felizmente, com planejamento e organização é possível compartilhar efetivamente essas responsabilidades. Abaixo estão algumas dicas valiosas para mães que amamentam e que desejam dar seu melho para seu filho mesmo quando estão voltando ao trabalho.

 

  1. Comece a Bombear o Leite Antes

Começar a extrair leite antes de estar voltando ao trabalho é fundamental. Isso permite que você colete o leite materno para amamentar o seu bebê. Comece a bombear algumas semanas antes de retornar ao trabalho para garantir um abastecimento adequado.

 

  1. Estabeleça uma Rotina de Bombeamento no Trabalho

Comunique-se com seu empregador para criar um ambiente favorável à amamentação. Tempos de bombeamento apropriados e local apropriado para bombeamento. A lei muitas vezes protege o direito das mães de amamentar ou extrair leite no local de trabalho, por isso esteja ciente dos seus direitos e proteja-os.

 

  1. Mantenha uma Alimentação Saudável

Uma alimentação balanceada é essencial para manter a produção de leite. Certifique-se de comer bem, com proteínas, frutas, vegetais e muita água. Evite alimentos que possam deixar seu bebê desconfortável, como excesso de cafeína e alimentos picantes.

 

  1. Armazenamento e Manipulação Adequada do Leite Materno

Aprenda como armazenar corretamente o leite materno. Utilize recipientes de armazenamento adequados que possam ser congelados ou refrigerados e siga requisitos rigorosos de higiene.

 

  1. Mantenha o Contato com seu Bebê

Mantenha uma conexão emocional com seu bebê durante a jornada de trabalho. Isso pode ser feito por meio de videochamadas ou mensagens de voz. Ver e ouvir a mãe pode confortar a criança e fortalecer o vínculo entre vocês.

 

  1. Mantenha a Determinação

Voltar ao trabalho pode ser difícil, mas não desista facilmente. Determinação é essencial. Concentre-se nos seus objetivos de amamentação e lembre-se que o esforço vale a pena porque oferece inúmeros benefícios à saúde e ao desenvolvimento do seu bebê.

 

  1. Mantenha-se Atualizada sobre a Legislação

Esteja ciente das leis nacionais e estaduais relativas à amamentação no trabalho. Muitos lugares têm leis que protegem os direitos das mães que amamentam. Conheça os seus direitos e esteja preparada para defender a sua decisão de amamentar.

 

Conclusão

Ser uma das mães que amamentam e estão voltando ao trabalho não é uma tarefa fácil, mas com o preparo adequado e o suporte necessário é totalmente possível. Seguindo estas dicas e mantendo uma atitude positiva, você poderá continuar a proporcionar ao seu bebê os valiosos benefícios do leite materno, ao mesmo tempo em que cumpre suas responsabilidades profissionais. Lembre-se que a amamentação é uma jornada importante e gratificante e você está fazendo o que é melhor para o seu bebê.

 

Conheça mais em:AMAMENTAÇÃO