A SBIm — em parceria com Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Federação Brasileira de Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) — lançou, em setembro de 2015, a campanha “Onda Contra Câncer“. O objetivo da iniciativa foi reafirmar a efetividade da vacina contra o HPV na prevenção do câncer de colo do útero e destacar a importância de receber todas as doses.
“A nossa ideia era fornecer à população o máximo de conhecimento para acabar com os mitos que ainda cercam o imunobiológico. O acesso fácil a discursos distorcidos muitas vezes deixa as famílias e as próprias meninas com medo de se proteger”, afirma a presidente da SBIM, Isabella Ballalai.
A campanha foi realizada exclusivamente online, por meio do Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat, além de sites, blogs e do Youtube. Entre as ações estão vídeos nos quais especialistas abordam os principais aspectos do HPV e apontam os erros dos argumentos contrários à vacinação. Após assistir, o internauta pôde debater e tirar e dúvidas nas redes sociais.