Alergia a medicamentos – o que preciso saber?

Alergia a medicamentos é a principal causa de reações anafiláticas e podem ser mortais.

As drogas mais associadas a esse tipo de reação são: analgésicos (ácido acetilsalicílico, dipirona), antiinflamatórios, antibióticos, relaxantes musculares, alguns anticonvulsivantes, além de sangue ou seus componentes.

Se você tem alergia a remédios é muito importante ter esse tipo de informação impresso entre seus documentos pessoais. Alguns aplicativos para celulares são muito úteis. O aplicativo para celular ‘Alergia a Medicamentos’ é gratuito e está disponível para os sistemas iOS e Android. O uso é muito simples. Basta colocar o nome do remédio ou do princípio ativo que causou a alergia e o aplicativo encontra outros remédios que têm a mesma substância e que também podem provocar alergia.

Carregar um cartão com os tipos de alergia que você tem também pode ajudar médicos e equipes de resgate a tratá-lo de forma mais assertiva. Faça uma carteirinha no computador, semelhante a uma carteira de identidade, onde consta o seu nome, o nome de uma pessoa responsável, o telefone e uma foto sua. Faça a relação dos medicamentos que você tem alergia. Imprima, corte e plastifique e mantenha sempre junto com seus documentos.

Só use medicamentos com orientação e receita médica; evite a automedicação. Leia com atenção os nomes dos componentes das bulas dos remédios.

Não existe cura para a alergia a medicamentos; após a identificação do remédio que causa alergia, você não deverá mais fazer uso dele.

Testes alérgicos para medicamentos não são realizados de rotina, devido ao grande risco.

Qualquer apresentação do medicamento pode causar alergia: gotas, xaropes, comprimidos, cápsulas, injeção pomadas, cremes ou colírios. E isso é muito mais comum do que imaginamos.

Informe sempre médicos e dentistas quais os medicamentos que causam alergia em você. Se há suspeita que apresentou reação alérgica a algum medicamento, procure imediatamente orientação especializada para esclarecer a sua condição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *