O Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria, orienta sobre como atuar na amamentação diante de casos de mães que estejam com suspeita ou infectadas pelo COVID-19.
Concluíram que caso a mãe queira manter o aleitamento, a mesma deverá ser esclarecida e estar de acordo com as medidas preventivas necessárias:
> Lavar bem as mãos antes de tocar no bebê na hora da mamada
> Usar máscara facial durante a amamentação. Dada à realidade de que as mães infectadas pelo coronavírus provavelmente já colonizaram seus bebês, a amamentação continuada tem o potencial de transmitir anticorpos maternos protetores ao bebê através do leite materno. Portanto, a amamentação deve continuar com a mãe praticando cuidadosamente a lavagem das mãos e o uso de uma máscara durante a amamentação, para minimizar a exposição viral adicional ao bebê. Portanto, até o momento, é favorável à manutenção da amamentação em mães portadoras do COVID-19. As principais publicações científicas sobre o tema, até então indicam que, como em várias outras viroses, os benefícios da amamentação superam os riscos de transmissão do COVID-19.
A pandemia ainda não acabou e seguir os protocolos é um ato de amor ao próximo também.
Nós da Vacivitta somos aptos para respondermos suas dúvidas!
Estamos 100% de portas abertas a você!