Saiba tudo sobre Hepatite B

Conhecida também por “soro-homóloga”, a Hepatite B é uma doença transmitida pelo vírus VHB (ou HBV), da família Hepadnaviridae, o qual tem preferência por hepatócitos (células do fígado), caracterizando uma inflamação do fígado. Este vírus pode sobreviver ativo no ambiente externo por vários dias. Seu período de incubação dura, em média, de 1 a 4 meses.

O vírus pode agredir as células do fígado diretamente ou então pelas células do sistema de defesa, quando ao combaterem a infecção acabam causando um processo inflamatório crônico.

Em locais de maior incidência da Hepatite B, estima-se que 8% a 25% das pessoas têm o vírus e 60% a 85% já foram expostas a ele. No Brasil, 15% da população já foi contaminada e 1% é portadora crônica.

Segundo a Organização Mundial da saúde (OMS), aproximadamente 350 milhões de pessoas estão infectados de forma crônica pela hepatite B; número duas vezes maior que os infectados pela hepatite C. Também 10 vezes superior aos infectados pelo HIV/AIDS.

Apenas nos Estados Unidos, segundo o Centro de Controle de Doenças (CDC) acontecem entre 140.000 a 320.000 novas infecções a cada ano por Hepatite B. Já nos países de terceiro mundo, a doença já se tornou endêmica.

A Hepatite B chega a ser 20 vezes mais contaminante do que o HIV. As formas de contaminação das duas doenças são similares.

Um adulto infectado pelo vírus da hepatite B tem 95% de chances de curar-se espontaneamente, e ele ficará imune a ela. A maioria das infecções quando curada, têm atuação de vacina. Contudo, em crianças os riscos para desenvolver-se para crônica são maiores.

A OMS também estima que aproximadamente 2 milhões de pacientes por ano morrem devido a complicações da doença. E cerca de 2 bilhões de pessoas que já entraram em contato com o vírus, 350 milhões são portadores crônicos da doença e 50 milhões de casos surgem por ano.