Casos de Sarampo foram notificados no Brasil. Como se prevenir?

Casos de Sarampo foram notificados no Brasil, no início de 2022, tanto no Estado de São Paulo (SP) quanto no Estado do Amapá (AP). Como se prevenir?

Casos de Sarampo foram notificados no Brasil, no início de 2022, tanto no Estado de São Paulo (SP) quanto no Estado do Amapá (AP). Como se prevenir?

 

Desde fevereiro de 2022, foram confirmados casos de Sarampo no Estado de São Paulo, na capital e no litoral paulista, e, casos no Amapá, mas, muitos outros seguem em investigação pelo país. Dessa forma, as autoridades de saúde acenderam o alerta para a transmissão do vírus causador da doença.

O vírus causador da Sarampo se espalha facilmente por meio de gotículas de saliva e é altamente contagioso. Estima-se que uma pessoa infectada possa transmitir o vírus para até outras 18 pessoas.

Acredita-se que a responsabilidade da doença ter voltado está relacionada com a queda na cobertura vacinal. Nos últimos 5 anos houve declínio na vacinação e consequentemente na proteção.

Em 2016, o Sarampo foi considerado erradicado no Brasil, devido a cobertura vacinal da população que atingiu níveis aproximados a 95%, entretanto, foi registrada a queda nesta cobertura para cerca de 60% em 2021.

Para o controle da doença especialistas relacionam o sucesso à vacinação. Mas, para se ter maior adesão e aumentar a proteção da população, principalmente do público infantil, que é mais susceptível, é fundamental que pais e responsáveis levem suas crianças para se vacinar.

Para ajudar na prevenção, a VACIVITTA disponibiliza a Vacina Tríplice Viral, conhecida como SCR, que protege as pessoas contra três doenças, Sarampo, Caxumba e Rubéola.

Em caso de surto, o Ministério da Saúde recomenda uma dose inicial da vacina a partir dos 6 meses de vida, que será complementada com outras duas doses que fazem parte do calendário vacinal infantil.

Portanto, vacine-se! Leve os pequenos para se vacinarem! A vacinação é o amor em forma de proteção!

 

Referências

 

Biblioteca Virtual em Saúde. Ministério da Saúde. 2022. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/sarampo-sintomas-prevencao-causas-complicacoes-e-tratamento/. Acesso em: 03 maio 2022.

Novo caso de Sarampo em SP acende o alerta e governo já teme surto. Valor Econômico Brasil. 09 abr. 2022. Disponível em: https://valor.globo.com/brasil/noticia/2022/04/09/novo-caso-de-sarampo-em-sp-acende-alerta-e-governo-j-teme-surto.ghtml. Acesso em: 03 maio 2022.

Sarampo volta a causar medo: novos surtos. 01 maio 2022. Disponível em: https://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/sarampo-volta-causar-medo-novos-surtos-rv1-1-25496622.html. Acesso em: 03 maio 2022.

 

Saiba mais sobre nossas vacinas em: https://vacivitta.com.br/vacinas/