Controle da coqueluche no Brasil pode estar associada a vacinação

Controle da coqueluche no Brasil pode estar associada a vacinação

Estamos nos aproximando do inverno, época mais fria do ano, e com isso, aumenta-se a preocupação com as doenças respiratórias que podem causar complicações à saúde.

Dentre as doenças respiratórias facilmente transmissíveis, destacamos a Coqueluche. Causada por uma bactéria, esta doença é transmitida por meio de saliva e afeta principalmente os bebês. Os principais sintomas são coriza, mal-estar, febre baixa, e tosse seca persistente, que se não tratada corretamente pode até comprometer a respiração e levar a morte.

Atualmente esta doença está controlada no Brasil, e o sucesso desse controle está relacionado principalmente à vacinação da população. Sendo assim, é fundamental que todas as pessoas se vacinem para evitar a circulação da doença e novos surtos aqui no país, como o ocorrido entre 2014 e 2015.

A Vacivitta disponibiliza vacinas que protegem contra a Coqueluche; a partir de 2 meses de vida, os bebês podem se vacinar com a Pentavalente ou com a Hexavalente; já as crianças podem se vacinar com Tríplice Bacteriana infantil, DTPa, que protege contra difteria, tétano e coqueluche; e as gestantes, os adultos e os idosos podem se beneficiar com a vacina na versão para adultos.

Para mais informações consulte a unidade Vacivitta mais próxima de você. Cuide de quem você mais ama! Vem pra Vacivitta!

 

Fonte: Ministério da Saúde, 2022.

Saiba mais sobre: Coqueluche — Português (Brasil) (www.gov.br)