Alerta: Brasil terá desabastecimento da vacina BCG em 2022

BCG

Vacina BCG (Bacilo Calmette-Guérin), uma das mais importantes e antigas disponíveis no nosso país, que protege bebês das formas graves de tuberculose, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar (que se espalha pelo corpo), terá sua disponibilidade limitada nos próximos meses do ano, segundo informações recentes do Ministério da Saúde (MS).

O maior problema encontrado é dificuldade na aquisição desta vacina, prejudicando assim o “estoque nacional” e o abastecimento dos Estados e municípios do Brasil.

Atualmente a BCG não está sendo fabricada aqui no país, e dessa forma contamos com a importação e o fornecimento por meio do Fundo Rotatório da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), que é um braço regional da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O alerta geral foi iniciado quando no fim do mês de abril as Secretarias Estaduais de saúde receberam um comunicado do MS com a orientação sobre a otimização e uso racional do imunizante pelo menos até o final de 2022, de modo a evitar desperdício, e a priorizar agendamentos para a vacinação.

A grande preocupação das autoridades em saúde, de médicos e de especialistas em relação esta vacina, é que ela deve ser aplicada ao nascer, ou no máximo até o final do primeiro mês de vida do bebê. Se for racionada no país, bebês correrão o risco de ficarem desprotegidos logo no primeiro ano após o nascimento, período fundamental de fortalecimento das defesas do organismo.

Portanto, pais e responsáveis estejam atentos e preparados para este racionamento da vacina BCG; programem-se para conseguirem vacinar seus bebês logo que chegarem ao mundo! A vacinação é melhor forma de proteção. Vacinar é uma forma de demonstrar amor e cuidado a quem mais se ama.

Acesse nosso site, entre em contato com a unidade Vacivitta mais próxima de você, e reserve já a sua vacina.

REFERÊNCIA

ALVIM, M.; MACHADO, L. Vacina BCG: com fábrica nacional parada, ministério pede que Estados racionem imunizante. BBC News Brasil. 20 maio 2022. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-61517537. Acesso em: 20 maio 2022.