Vacina contra a gripe (influenza) pode evitar a Covid-19 grave.

m meio a oscilação da pandemia causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, que está novamente nos amedrontando e elevando o número de casos de Covid-19 nas cidades brasileira

Em meio a oscilação da pandemia causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, que está novamente nos amedrontando e elevando o número de casos de Covid-19 nas cidades brasileiras; devido ao aumento de doenças respiratórias, que têm prejudicado principalmente as crianças nas últimas semanas causando elevação na taxa de internações infantis; e, devido a chegada do inverno onde naturalmente promovemos mais aglomerações, publicações sobre resultados de alguns estudos nos trazem esperança.

Um estudo brasileiro, publicado em 2020, demonstrou que cerca de 53 mil pessoas vacinadas contra a gripe (influenza), e que confirmaram a Covid-19, tiveram cerca de 7% a menos de chance de internação na UTI (terapia intensiva), cerca de 17% menos chance de necessidade de suporte ventilatório e cerca de 16% menos risco de morrer.

Resultados de um estudo realizado no final de 2020, com voluntários no Catar, país da Ásia Ocidental, demonstraram que dos mais de 2 mil vacinados contra a gripe (influenza) apresentaram 90% de chance a menos de desenvolver Covid-19 grave quando comparados as pessoas que não receberam o imunizante. Ademais, os indivíduos vacinados apresentaram 30% menos probabilidade de positividade em testes para a doença.

Outro estudo publicado em 2021 foi conduzido com voluntários de países dos EUA, da Europa e da Ásia: um pouco mais de 37 mil pessoas foram divididas em dois grandes grupos, sendo que um grupo recebeu a vacina influenza (contra a gripe) e o outro não. Constatou-se que os pacientes com Covid-19, não vacinados, apresentaram 58% de maior chance de serem internados e, 20% a mais de chance de internações na UTI quando comparados aos que foram imunizados.

Estes dados nos fazem refletir sobre a importância da imunização contra as doenças preveníveis por vacinas, sobretudo, na importância da vacinação contra a gripe. Aparentemente, esta vacina é capaz de nos proteger contra manifestações respiratórias graves, e ainda de nos auxiliar no diagnóstico de outras doenças virais não-influenza.

Portanto, não perca mais tempo. Se você ainda não se vacinou contra a gripe (influenza) agende já um horário na Vacivitta mais próxima de você.

Não vacile. Vacinas salvam vidas! Salve a sua e a de quem você mais ama!
REFERÊNCIAS

FORATO, F. Vacina da gripe protege contra efeitos graves da COVID-19; saiba o porquê. 29 jul. 2021. Disponível em: https://canaltech.com.br/saude/vacina-da-gripe-protege-contra-efeitos-graves-da-covid-19-saiba-o-porque-190938/. Acesso em: 27 maio 2022.

MOON, P. Vacina contra a gripe reduz em quase 90% o risco de ter Covid-19 grave, aponta estudo. 23 maio 2022. Disponível em: https://butantan.gov.br/noticias/vacina-contra-a-gripe-reduz-em-quase-90-o-risco-de-ter-covid-19-grave-aponta-estudo. Acesso em: 24 maio 2022.