A meningite é a infecção das meninges, a membrana que encobre o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por fungos, vírus e bactérias, mas são frequentemente causadas pelas bactérias Streptococcus pneumoniae, Haemophilus influenzae e Neisseria meningitidis.
As meningites bacterianas são consideradas as mais perigosas, porque podem evoluir rapidamente e levar a morte em questão de horas. A meningite meningocócica, causada pela N. meningidis, pode causar infecções mais severas e é a que tem maior potencial de causar uma epidemia por se espalhar mais facilmente, mais especificamente os sorotipos A, B, C, W, X e Y.
A disseminação da meningite bacteriana ocorre pelas vias respiratórias, onde a bactéria é transmitida através de partículas de saliva e secreções nasais. A meningite viral (mais comum e menos perigosa), é transmitida por saliva, objetos contaminados, animais, contato sexual e até poeira contaminada com o vírus.
A doença pode afetar qualquer pessoa, mas os bebês, crianças e pessoas mais jovens estão mais vulneráveis, podendo causar danos ao cérebro, perda de audição e dificuldades de aprendizagem em até 20% dos sobreviventes da meningite.
As crianças são muito atingidas pela doença, principalmente bebês menores de um ano de idade. Nessa fase, pode ser difícil identificar os sinais da meningite. Por isso, esteja atento caso a criança apresente irritabilidade, dificuldade para se alimentar, não responde a estímulos, reflexos anormais e moleira elevada.
Você pode e dever se prevenir contra a meningite através de hábitos como:
• Higienize sempre as mãos
• Não compartilhe escovas de dentes, copos e outros objetos de uso pessoal
• Mantenha hábitos saudáveis: alimente-se bem, faça exercícios regularmente e cuide da higiene do sono
• Cubra a boca sempre que tossir ou espirrar
• Use máscara sempre que precisar se aproximar por menos de dois metros de uma pessoa infectada com meningite ou com infecção respiratória
MAS A VACINAÇÃO É A MELHOR FORMA DE EVITAR A DOENÇA. NÃO DEIXE PARA DEPOIS!