Confira mitos e verdades sobre o vírus do HPV

HPV Temos recebido diariamente diversos tipos de contato de nossos clientes com dúvidas sobre a vacina contra .

Algumas mães e pais tem o receio de que a imunização possa estimular o sexo precoce e sem proteção, ou até mesmo ao aparecimento de doenças graves.

Para tentar esclarecer melhor, fizemos uma lista com os principais questionamentos a respeito, confira a seguir:

Mito # 1:Só as mulheres podem pegar HPV.

HPV é comum entre homens e mulheres. Cerca de 80% das pessoas vão ter uma infecção por HPV em algum momento de suas vidas.
Na maioria dos casos, o HPV desaparece sozinho. Quando ele permanece, pode levar a problemas de saúde, tais como verrugas genitais e vários tipos de câncer. Isso inclui câncer do colo do útero, câncer anal, câncer de pênis e câncer de orofaringe (amígdalas e base da língua).

Mito # 2: Todas as pessoas com a doença apresentam sintomas.

A maioria das pessoas com HPV não sabem que estão infectadas e nunca desenvolveram ou irão desenvolver sintomas ou problemas de saúde por causa dele. Em 90% dos casos, o seu sistema de defesa combate a infecção dentro de até dois anos.

Mito # 3: Você deve ter relações sexuais para pegar a doença .

O HPV é transmitido pelo contato íntimo pele-a-pele. Enquanto a maioria dos casos são sexualmente transmissíveis, as pessoas que não tiveram relação sexual podem sim se infectar. O uso de preservativos ajuda, mas não eles não protegem completamente contra o vírus. Eles não cobrem toda a pele genital.

Mito # 4: Existe tratamento para o HPV.

Não existe tratamento para o vírus. Mas há maneiras de tratar problemas de saúde relacionados ao HPV, como lesões pré-cancerígenas e verrugas genitais.

Mito # 5: O HPV interfere na taxa de gravidez.

Na maioria dos casos, ter HPV não afeta a capacidade de a mulher engravidar. Se você está grávida e tem HPV, você pode apresentar verrugas genitais ou desenvolver alterações celulares anormais no colo do útero. O rastreamento com Papanicolau e realização de pré-natal podem encontrá-los e seu médico pode tratá-los. Engravidar depois de receber a vacina contra o HPV é seguro. A vacina é contraindicada apenas durante a gravidez.

Mito # 6: A vacina contra HPV protege você para a vida toda.

Estudos mostram que a vacina é eficaz durante aproximadamente 10 anos. Mas os pesquisadores estão otimistas de que ele irá fornecer uma proteção mais duradoura. Se os estudos em andamento mostrarem que a vacina pode perder sua eficácia, uma vacina de reforço pode ser necessária.

Mito # 7: As vacinas contra o HPV são todas iguais.

Há algumas diferenças fundamentais entre as duas vacinas contra HPV aprovadas para uso social. A vacina bivalente fornecida pelos postos de saúde (contra os tipos de HPV 16 e 18) e a tetravalente fornecida por clínicas particulares (contra os tipos de HPV 16, 18, 6 e 11) protegem contra os tipos de HPV mais comuns e contra câncer de colo, ânus, vulva, vagina, pênis e garganta. Apenas a vacina tetravalente é eficaz em proteger contra os tipos que mais causam verrugas genitais pelo HPV (tipos 6 e 11). Estas vacinas evitam cerca de 70% dos cânceres de colo. Uma vacina mais nova, nonavalente, protege contra nove tipos de HPV, incluindo cinco que as outras vacinas não cobrem. Também previne cerca de 90% dos cânceres de colo. Esta vacina ainda não é disponível no Brasil.

Mito # 8: A vacina contra o HPV aumenta a atividade sexual.

Nenhuma pesquisa ligada a vacina contra HPV mostrou aumento da atividade sexual. Meninos e meninas que receberam a vacina não iniciam a vida sexual mais cedo do que aqueles que não receberam a vacina. Além disso, eles não têm mais parceiros depois de se tornarem sexualmente ativos.

Mito # 9: A vacina contra o HPV pode causar problemas médicos perigosos.

A vacina contra o HPV é uma medicação segura e não contribui para quaisquer problemas de saúde graves. Como qualquer vacina ou medicamento, a vacina pode causar reações leves. As mais comuns são dor ou vermelhidão no braço onde a injeção foi dada.

Mito # 10: Você recebeu a vacina contra o HPV, então não precisa colher o Papanicolau.

Absolutamente não! Porque nenhuma vacina previne todos os tipos de HPV que podem causar câncer de colo, mulheres vacinadas devem sim manter o rastreamento regular. Temos condições especiais de valores e parcelamento para esta proteção, entre em contato com uma de nossas unidades para saber maiores detalhes!

#Vacivitta #Itu #Salto #Imunização #Vacinas #Vacinação #ProtejaSuaFamília